segunda-feira, 8 de junho de 2009

ATIVIDADE 2 :Analise de software educacional

Hot potatoes
Hot potatoes software de desenvolvimento de multimídia ou páginas de internet. É um conjunto de ferramentas que possibilitam a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interativos utilizando páginas Web. A interatividade dos exercícios é obtida através do uso de JavaScript, embora o interessado não necessite compreender nada sobre JavaScript para poder utilizar estas aplicações. Tudo o que é necessário é introduzir seus dados -- textos, perguntas, respostas, etc. -- e o programa se encarregará de gerar as páginas Web. Duas das ferramentas, JMatch e JMix podem produzir exercícios de "arrastar e soltar", observando porém que estas funções somente funcionarão com as últimas versões dos navegadores.

OpenOffice Calc
O OpenOffice Calc, pode ser classificado como software de modelagem. O OpenOffice Calc é a planilha de cálculos da suíte OpenOffice.org, que pode ser usada para calcular, analisar e administrar dados. Devido a sua interface amigável o software apresenta bom desempenho e rápida identificação dos comandos através de suas ferramentas, contando com o auxílio dos gráficos que possuem um apelo visual muito atraente, facilitando a apresentação e visualização dos dados na planilha eletrônica. Hoje, muitos professores utilizam como ferramenta apoio para trabalhar o entendimento de gráficos, formula e funções matemáticas.

Super Logo
Super Logo é um software de programação. Ele já foi trabalhado em nosso curso e todos estão familiarizados com as suas funções, mais de qualquer forma vale ressaltar que:
O Super Logo permite que professores simulem experiências através de modelos matemáticos, controlando as variáveis, tempo, velocidade e distância, além de analisar a variação da função e a respectiva representação gráfica. Podem ainda, ser trabalhadas uma série de conceitos tais como: lateralidade, seqüência lógica de instruções, distância, quantidades e ângulos, conceitos estes que, através do contato com o Logo, tornam-se mais concretos.
O Logo e uma linguagem de programação e como tal serve para que possamos nos comunicar com o computador. Essa linguagem possui como todas, seus aspectos computacionais, e no caso do Logo, o aspecto da metodologia para explorar o processo de aprendizagem.

Winplot
O winplor é um software de simulação e modelagem. Ele é um programa que constrói gráficos de funções e equações matemáticas em 2 ou 3 dimensões. Os resultados saem de forma instantânea e rápida. A interface do programa é em português, porém para escrever uma função, as notações matemáticas devem seguir o padrão inglês. Por exemplo, para escrever uma função de raiz quadrada, é preciso escrever "sqrt(x)". Pode ser um ótimo recurso para a matemática e a geometria.


Gcompris
O Gcompris é software de jogos. Ele é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Podendo ser trabalhado de forma interdisciplinar com as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia.

Microsoft Word
O Word segue a mesma linha do OpenOffice Calc. Sua ferramenta de verificação ortográfica e os recursos de parágrafos podem auxiliar no aprendizado da língua portuguesa.


ATIVIDADES:

Ferramenta: OpenOffice Calc
Tema: Equação do 2º grau
Série: 8º Ano
Objetivo: Utilizar a ferramenta Open office Calc para a elaboração de uma fórmula para realizar o cálculo da equação de 2º Grau. O aluno terá mais interesse pela matéria e ao mesmo tempo absorverá melhor o conteúdo, além de poder utilizar a formula para conferir os resultados.

Ferramenta: Winplot
Tema: Continuação do conteúdo Equação do 2º grau
Série: 8º Ano
Objetivo: Utilizar a ferramenta Winplot para representar em gráfico, os resultados das equações resolvidas na atividade anterior.

Ferramenta: SuperLogo
Tema: Polígonos
Série: 9º Ano
Objetivo: Utilizar a ferramenta SuperLogo para explorar alguns tipos de polígonos. Com o auxilio da ferramenta o aluno ficará instigado a chegar em determinadas conclusões que muitas vezes, a maioria dos professores, apenas expõe os conteúdos sem se preocuparem com a investigação/exploração que os alunos são capazes de desenvolver. Além de estimula o aluno a pensar matematicamente, ou seja, o aluno visualiza quando desenha a figura no computador.

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