segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ATIVIDADE 3: A Pesquisa na Escola


Autor: Davi A. Marski Filho

Tema: Ética do Conhecimento e a Cópia de Trabalhos Escolares

(ou sobre a avaliação acadêmica por meio de trabalhos escolares)


Posição em relação ao texto: Concordamos. A prática de passar “trabalho” com intuito único de “dar pontos” para compor a nota do aluno é algo comum entre os professores, e vimos esse artifício ser utilizado várias vezes por todo o Ensino Básico.


Mas não concordamos quando Davi Marski diz que É preciso acabar com a avaliação por meio de “trabalhos”,...”. Na verdade achamos que os critérios dos trabalhos devem ser reformulados para que ele volte a exercer seu papel que é o de servir de ferramenta para auxiliar o aprendizado do aluno. Temos vários trabalhos que exercem esse papel na disciplina de Ferramentas de Computação para uso Didático.


Por que os alunos copiam e colam os trabalhos escolares?

São vários os motivos, mais acreditamos que os mais comuns são:

  • Preguiça;
  • Falta de orientação de como realizar o trabalho;
  • Falta de planejamento, os alunos não planejam seus horários de estudo e acabam fazendo o trabalho na última hora;
  • Insegurança, como o trabalho é relacionado a uma nota o aluno pode achar que sua opinião ou sua forma de fazer estão erradas e que irá tirar uma nota baixa.

Isso acontecia antigamente?

Se pararmos para pensar até mais do que hoje, acreditamos que a porcentagem de professores que adotavam a forma de trabalho questionada por Davi Marski era maior do que a dos dias atuais até mesmo por questões históricas. Alguns podem questionar e falar “mais naquela época não tinha computador”. Mais tinha as Enciclopédias quando era passado algum trabalho os alunos recorriam a ela, muita das vezes o aluno não tinha acesso e fazia cópia do trabalho do colega e por fim o que o professor recebia era um trabalho idêntico da turma toda com exceção da letra.


O professor pode mudar isso?

O professor é a pessoa mais indicada para muda essa realidade, se ele rever seus conceitos de avaliação e criar uma nova proposta de trabalho a quantidade de alunos que copiam e colam os trabalhos escolares ira diminuir consideravelmente.


Como orientar alunos a fazerem uma pesquisa?

A orientação de uma pesquisa depende de qual objetivo se pretende alcançar. Definida essa parte o professor poderá guiar a pesquisa do aluno e indicar sites para realizar a busca, ou deixá-lo escolher qual fonte de dados consultar.


Como avaliar?

O mais importe e a forma que o professor irá cobrar o resultado da pesquisa, pode ser através de uma explanação oral antes da entrega do trabalho, uma conclusão, um questionário, um debate em sala de aula sobre o assunto, uma apresentação para defender o trabalho, ..., exigir a referência bibliográfica.


Dupla:
Paulo Cesar Madeira de Oliveira
Ricardo de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário