quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ATIVIDADE 2: Ferramentas da Web 2.0

webquest : Um webquest - termo criado por Bernie Dodge, docente na San Diego State University - consiste numa abordagem à organização de conteúdos web no contexto do ensino, traduzindo-se em desafios a que os alunos respondem usando a Internet. É uma atividade de aprendizagem baseada na investigação em que a riqueza de conteúdos existentes atualmente na Internet é explorada de forma orientada. Parte de um tema e de determinados objetos educacionais, que o professor organiza e estrutura em forma de desafio que deve ser solucionado pelos alunos.
Uma WebQuest tem a seguinte estrutura:
Introdução
Tarefa
Processo
Recursos
Avaliação
Conclusão
Devido a estas enormes potencialidades, os webquests constituem uma ferramenta didáctica inovadora a que educadores e educandos não podem ficar indiferentes. Eles extraem o melhor da possibilidade de pesquisa na Internet ao indicarem as fontes de pesquisa mais adequadas a determinadas matérias, contextualizando-as e orientando a aprendizagem das mesmas.


Sites: http://www.minerva.uevora.pt/aventuras/sexualidade/
http://www.minerva.uevora.pt/netdays99/alimentos/index.htm#topo
http://www.minerva.uevora.pt/redes_portalegre/animais/




Blogue - https://www.blogger.com: O Weblog, em português blogue, - E uma Espécie de diário online, com opiniões, emoções, fatos ou imagens, que podem ser pessoais ou coletivos. Traz como vantagem a facilidade de criação e manuseio das ferramentas de publicação, temático e permite que o grupo poste comentários ou arquivos. Podem ser usados como portifólio, fórum apoio às disciplinas, complemento ao ensino presencial com indicação de trabalhos, material para consulta, textos de apoio entre outros.

YouTube – www.youtube.com/: Site para disponibilizar vídeos na Internet. Pode ser usado por professores e alunos, usando as potencialidades do Windows Movie Maker para montar filmes, criar animações com base em imagens, tanto para pesquisa como também para disponibilizar suas criações on-line. O Teacher Tube – Objetiva compartilhar e comunicar vídeos dirigidos ao público educacional. Permite converter um power point em vídeo.

RSS e leitores de feeds: Leitores de RSS permitem que o aluno ou o professor selecionem as fontes de notícias que desejam ler, e passem então a recebê-las automaticamente. Pode-se, por exemplo, selecionar uma variedade de fontes para uma disciplina, que passam a se reproduzir automaticamente, e então podem ser lidas e comentadas dinamicamente pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário